quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A IGNORÂNCIA LIMITA O NOSSO DOM (primeira parte)

Na minha igreja, eu tenho percebido o quanto temos pessoas boas em determinadas tarefas, mas que não se desenvolvem por que são ignorantes. Nas minhas conversas com essas pessoas eu tento incentiva-las a buscar o desenvolvimento do dom que Deus dar a elas. Talvez elas não saibam, mais o dom espiritual que uma pessoa enterrar vai fazer falta para alguém. Você tem um dom espiritual entregue pelo Espirito Santo, você só precisa descobrir, desenvolver e entregar a igreja, pois as pessoas precisam de algo que talvez esteja dentro de você.

Enterrar o seu dom é enterrar a oportunidade de ser um instrumento de Deus para a transformação do mundo e da igreja.Você pode fazer historia na nossa sociedade onde a maioria não consegue descobrir o seu próprio dome por isso morrem medíocres, sem historia para contar. Deus quer que nos façamos historia nessa geração onde muitos são escravos do pecado, mas para isso precisamos saber primeiro o que ele tem pra nos.

Quando Deus chama alguém para a obra ele capacita dando dons espirituais que abençoarão a igreja. A entrega do dom é com Deus, mais o desenvolvimento é com a pessoa que recebeu. O Espirito santo da muitas oportunidades para você desenvolver-se na obra. Ele da sabedoria, conhecimento, discernimento e muitas vezes um professor para guiar você por caminhos certos. A humildade é chave para você reconhecer as pessoas que Deus coloca do teu lado para te fazer crescer em diversas áreas da vida.

Existem pregadores famosos que dizem que talento natural é diferente de dom espiritual. Eu creio que essa afirmação é uma grande verdade. Talento todos tem, mas dom só aqueles que têm o Espirito Santo em sua vida. Talento é para resolver os problemas do mundo, dom espiritual é para resolver os problemas na igreja. Porem a forma como eles se desenvolvem é quase igual, o talento precisa de um preparo, se não fica limitado á ignorância e a mediocridade. O dom precisa ser trabalhado junto com o poder dado pelo Espirito Santo, se não se torna igual a um talento qualquer, as pessoas da igreja são diferentes das do mundo por ter a presença e o poder de Deus na vida delas.

Vamos fazer algumas considerações importantes sobre os dons:

1-Dom é dadiva de Deus, para o reino de Deus: As pessoas pensam que Deus dar um dom para elas por que elas são melhores que as outras, mas isso não é verdade. Deus dá um dom não por causa de você, mas sim por causa do reino dele, ele quer que cresça o reino dele, e através de você as pessoas serão impactadas a aceitar Jesus como seu único e suficiente salvador.

Você foi um sortudo agraciado por Deus com um dom. Agradeça a Ele por ter te escolhido para fazer a obra dEle, mas nunca se encha de orgulho por que o orgulho limita o nosso crescimento, assim como a ignorância. No reino de Deus o único que deve ser exaltado e adorado é o próprio Deus, ele não divide a sua gloria com ninguém. A ele seja a honra, a gloria e o louvor pelos séculos dos séculos.

Quando eu ando por certas igrejas, eu vejo cantores e pregadores se orgulhando por serem bons no que fazem. O ministério desses homens e mulheres mal começa e eles já se acham os bacanas do reino. Muitos ate mesmo saem de suas igrejas porque querem mais e mais oportunidades. Isso é o cumulo da ignorância. A pessoa abandona a igreja debaixo de maldição. Se Deus chamar você para uma grande obra vá, mas antes explique para o seu pastor, que Deus esta te chamando para um outro lugar.

Se um servo talentoso abandona a sua igreja de forma rebelde, ele vai embora debaixo de maldição, pois a rebeldia aos princípios de Deus gera maldição e derrota. É por isso que nos vemos servos que antes eram talentosos, mas que hoje não são nada, eles desobedeceram o principio da obediência a autoridades nomeadas por Deus.

Esse é um grande perigo na vida de crentes talentosos, achar que são donos do seu dom. O dom esta em você, mas não é de você, ele é da igreja de cristo. A ignorância faz com que pessoas acreditem nesse grande engano, nunca se encha de orgulho por aquilo que você não é dono. Deus da e Deus tira.

Quando o Senhor que entregou os dons voltar ele vai cobrar os seus dons de volta, então você vai dizer que enterrou algo que nem se quer era seu era do reino de Deus. Interessante saber que o teu dom não é teu, ao contrario, ele é nosso. Se você não me entregar eu vou ficar com raiva da sua incompetência e da sua grande mediocridade. Você foi escolhido por Deus para ser instrumento gerador de bênçãos na vida de muitos irmãos da igreja.

Eu me lembro de um jovem que cantava de um modo bem bonito nas igrejas do bairro do Tapanã em Belém, recebia convites de varias igrejas do bairro, chegando a ser reconhecido como um jovem cantor talentoso. Mas um dia ele começou achar que a igreja dele não dava muita oportunidade, então ele foi atrais de mais oportunidades em outras igrejas, em pouco tempo ele já estava fraco na fé e abandou o caminho do Senhor. Talvez se um dia ele tivesse aprendido que o dom é entregue para nos em beneficio do crescimento da obra de Deus. Esse jovem se perdeu por não conhecer as verdades bíblicas. Se Deus te chamou Ele mesmo abrira as portas para você, não precisa querer força a barra para que as portas venham se abrir, não caia nesse erro.

Se Deus quer te usar Ele vai abrir portas para que isso ocorra. Deus tem um lugar especial para você, Não banque o enxerido, que só quer aparecer. Deus vai te conduzir ao lugar que Ele quer que você seja uma benção. Existe um único lugar que o seu dom vai se desenvolver de uma forma poderosa, saiba que você pode ser uma grande benção, mas sempre existiram pessoas que o rejeitarão, por isso é importante que você deixe Deus te conduzir para o lugar certo, aonde o seu dom vai florescer.

Aprenda uma lição importante á forma como você se prepara determina a forma como você se apresenta. Se você não se prepara com antecedência você se apresenta de forma errada diante das oportunidades. Enquanto Deus não te chamou, aproveite o tempo para estudar e se aperfeiçoar, pra quando chegarem as grandes oportunidades você saiba a forma correta de se apresentar diante delas.

Você é apenas um instrumento nas mãos de Deus. Você pode administrar o seu dom com plena consciência de que aquele que entregou um dia vai voltar para cobrar. Aqueles que enterrarem não receberam as recompensas celestiais por pura ignorância. Ás vezes as pessoas oram pedindo sabedoria, porem não percebem que Deus já deu a sabedoria, ela esta todinha na bíblia, só falta você buscar, tanto a bíblia quanto o Espirito Santo que é o personagem que inspirou essa escritura, ele pode te revelar coisas ocultas diante dos olhos de muitos homens.

Portanto, não se encha de orgulho e nem fique preso a ignorância, aprenda com sabedoria que esta na palavra de Deus. Busque fazer a obra de dEle para a gloria dEle. Nunca toque na gloria de Deus com uma ideia errada de que você é melhor que os outros. Você é só um instrumento usado para que as pessoas sejam libertas da ignorância do pecado e salvas pela graça de Deus. A Ele seja a Gloria. (click no link para ler a segunda parte do nosso artigo "a ignorância limita nosso dom: http://vencendocomcristojesus2013.blogspot.com.br/2013/09/a-ignorancia-limita-nosso-dom-segunda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...