sexta-feira, 27 de setembro de 2013

QUANDO O MEDO NOS IMPEDE DE DESENVOLVERMOS NOSSO POTENCIAL

O medo nos priva de nosso potencial. Faz-nos menores do que realmente somos. Um dos maiores erros que podemos cometer na vida é termos o medo constante de cometer um erro. Quando cedemos ao medo, já fomos vencidos. As pessoas que são dominadas pelo medo ficam onde é seguro. E isso é triste porque as pessoas não podem atingir seu potencial. Pior ainda, elas impedem os outros de atingirem seu potencial também. Quando um líder é dominado pelo medo, ele se torna um obstaculo para as pessoas que o seguem. Muitas pessoas não conseguem desenvolver seu potencial porque seus lideres têm medo. O dramaturgo William Shakespeare escreveu: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder aquilo que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar".

Então, como uma pessoa pode lidar com o medo em vez de ser manipulada por ele? Se você é contrário a correr riscos e prisioneiro do medo, talvez esteja se perguntando se uma pessoa deve ter uma grande coragem ou um talento excepcional. A resposta é que o medo pode ser dominado por qualquer pessoa. Aqui estão os passos que recomendo a qualquer um que esteja enfrentando dificuldade para avançar por causa do medo.

1- ADMITA SEUS MEDOS: Você não pode vencer seus medos a menos que, primeiro, reconheça que eles existem. Faça uma lista do que o faz sentir medo. Se você se sentir incapaz de fazer isso, talvez esteja fugindo desses sentimentos. Se isso estiver acontecendo, comece a prestar atenção no que sente. Quando seu coração dispara sem nenhuma razão visível? Quando você exibe uma energia nervosa sem nenhuma razão visível? Esses tipos de respostas podem ser conseqüências do medo. 

2- DESCUBRA A FONTE DE SEUS MEDOS: Penso no medo como falsas expectativas que parecem reais. Você precisa olhar além dos sentimentos irracionais que talvez tenha e descobrir as expectativas que estão debaixo deles. O humorista norte-americano James Thurber escreveu: "Todos os homens deveriam se esforçar para aprender, antes da morte, aquilo do que estão fugindo, para onde vão e por quê". Esse é o próximo passo no processo. 

3- PERCEBA COMO SEUS MEDOS PODEM LIMITA-LO: O filósofo e cardeal católico J. H. Newman advertiu: "Não tema o fato de que sua vida chegará ao fim, mas o fato de que ela nunca terá um começo". É isso que pode acontecer se você deixar que o medo domine sua vida. Honestamente, grande parte de nossos medos é totalmente infundada. Na verdade, estudos mostraram que 95% do que tememos não têm fundamento. O restante são simplesmente coisas com as quais devemos aprender a conviver. Talvez a melhor abordagem seja adotar a atitude da poetisa Gertrude Stein, que disse: "Considerando-se que tudo é perigoso, nada é realmente assustador".

4- ACEITE O MEDO NORMAL COMO O PREÇO DO PROGRESSO: Shakespeare certa vez disse: "Não deixe que seu medo o impeça de dar alguns passos em seu desenvolvimento. Nunca se sabe aonde eles podem levar".

5- CONVERTA MEDO EM DESEJO: Roger Babson, fundador do Babson College e Webber International University, observou: "Se as coisas dão errado, não vá com elas". Pelo contrário, construa um novo caminho. As pessoas podem dar uma reviravolta na vida pegando aquilo que antes causava medo e usando a energia para fazerem algo positivo e que valha a pena.

6- CONCENTRE-SE NAS COISAS QUE VOCÊ PODE CONTROLAR: Como se tornar alguém capaz de resolver problemas? Concentre-se nas coisas que você pode controlar. Isso normalmente significa duas coisas. A primeira é sua atitude. Ao interagir com as pessoas, você não pode controlar as ações delas — independentemente de quanto possa gostar disso. Mas você pode controlar sua atitude. Lembre-se de que o que acontece com você não é tão importante quanto o que acontece em você. A segunda é sua agenda. Você talvez não seja capaz de controlar as circunstâncias de hoje, mas pode fazer o possível para planejar o tempo que você tem. A maioria das pessoas que temem o futuro têm medo porque não se preparam para o futuro.

7- ALIMENTE A EMOÇÃO CERTA E MATE A ERRADA: A questão é que essas duas emoções sempre estarão presentes em você. A emoção que você sempre alimenta é a que dominará sua vida. Você não pode esperar que o medo simplesmente desapareça. Se você sempre se concentrar em seus medos, acolhê-los e se entregar a eles, eles aumentarão. Para finalmente vencê-los é preciso matá-los. Não dê nada de seu tempo ou energia aos seus medos. Não os alimente com fofocas ou notícias sensacionalistas negativas ou filmes assustadores. Concentre-se em sua fé e alimente-a. Quanto mais energia e tempo você dá a ele, mais forte ele se torna. E toda vez que você sentir medo de fazer alguma coisa, mas seguir em frente e a fizer, você estará reprogramando sua atitude. Quando você sentir medo, isso significará "vá", em vez de "pare", e "lute com mais força", em vez de "desista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...