sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS

1- Conceito bíblico de Reino de Deus: A Expressão Reino de Deus aparecerá algumas vezes no decorre deste estudo. Você sabe o seu significado? Podemos definir o Reino de Deus como a soma de "todas as bençãos, promessas e alianças que o todo-poderoso destinou aos que receberam a Cristo Jesus"

De acordo com as sagradas escrituras, o Reino de Deus apresenta tanto aspecto presentes quanto futuros:

a) Na atualidade, o reino divino está presente na vida dos filhos de Deus, a saber, os salvos em cristo. Estes foram libertos das trevas e transportados ao "reino do Filho do seu amor" (Cl 1.13). A partir desta experiencia salvífica, é possível afirmar que toda pessoa, nascida de novo em Cristo Jesus, é dirigida pelo Espirito Santo e, consequentemente, tem a sua vida governada através dos valores do Reino (Ef 2.10).

b) O aspecto futuro do Reino de Deus está ligado ao Reino milenar de Cristo sobre a terra por ocasião da sua segunda vinda em gloria. Ate mesmo a criação inanimada "espera" por esse glorioso dia. E você? Aguarda ansiosamente a vinda de Jesus Cristo, O Rei dos Reis?

Deus criou os céus e a terra (Gn 1.1). Ele tem o governo de todas as coisas. Seu domínio  soberania e autoridade real jamais terão fim. Os reinos deste mundo são transitórios, mas Deus é eterno. O Deus soberano governa o mundo todo. O eterno intervem na criação e na historia, manifestando seu poder, sua gloria e suas prerrogativas contra o domínio do pecado.

2- O Reino de Deus nas escrituras: Apesar de expressão Reino de Deus não aparecer no antigo testamento, o SENHOR é apresentado como o Rei de Israel (Is 43.15), da terra e de todo o universo (Sl 24; 47.7,8; 103.19). Estas e outras referencias manifestam a prerrogativa soberana de Deus sobre a criação. Ele reina para sempre (Sl 29.10).

A mensagem central do ensino neotestamentário é o Reino de Deus. Este foi apregoado por João Batista (Mt 6.33). Ele pregava no deserto, "arrependei-vos porque é chegado o Reino dos céus" (Mt 3.2). O fato de uma pessoa ser Israelita e filha da promessa não lhe garante o direito de entrar no Reino de Deus. Era preciso produzir frutos dignos de arrependimento.

A proclamação e a concretização  do Reino de Deus foram o proposito central do ministério de ensino de Jesus. O Reino dos céus foi o tema de sua mensagem e ensino na terra ( Mt 4.17). No sermão da montanha Jesus conclamou á multidão que o ouvia a buscar, com diligencia e em primeiro lugar, o Reino de Deus (Mt 6.33).




Como um organismo vivo e dinâmico  a igreja se movimenta em toda a terra para estabelecer o Reino de Deus em todas as direções. Nos evangelhos de Marcos e Lucas a expressão "Reino de Deus" aparece com frequência  Todavia, no evangelho de Mateus, a expressão mais usada pelo evangelista (aparece cerca de trinta e quatro vezes). é "Reino dos céus".

No Reino de Deus, a vontade  do pai é conhecida e praticada por amor, devoção, prazer, submissão, dever e gratidão. Fazer continuamente a vontade de Deus, nesse Reino, deve ser a nossa maior prioridade, não importando os obstáculos "pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus". O reino de Deus e sua justiça devem ser o nosso anseio e alvo principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...