terça-feira, 24 de dezembro de 2013

VITORIA SOBRE O MEDO

O medo é e sempre foi o maior inimigo da humanidade. O medo  têm limitado muitas pessoas de desenvolverem o seu potencial. Quando Franklin Roosevelt disse que "a única coisa que devemos ter medo é do próprio medo", estava querendo dizer que a emoção do medo, e não a realidade daquilo que tememos, é que provoca em nós ansiedade estresse e infelicidade.

A colunista Ann Lannders escreveu: "se me perguntassem qual o conselho que considero mais útil para toda humanidade, seria o seguinte: espere os problemas como parte inevitável da vida, e quando eles vierem, mantenha a cabeça erguida. Encare-os  bem de frente e diga: eu serei mais  forte que vocês. Vocês não podem me derrotar. "É este tipo de atitude que leva á vitoria.

Como sabemos, as raízes do medo encontram-se n o condicionamento infantil, em geral, sob a forma de críticas destrutivas de um dos pais ou de ambos. Em consequência dessas experiências, sentimos dois tipos de medo. São eles, antes de mais nada, o medo do fracasso, que nos leva pensar "não posso, não sou  capaz"; e, em segundo lugar, o medo da rejeição, que nos leva a pensar "eu tenho de, eu preciso de". O medo da rejeição nos fa querer agradar os outros de qualquer maneira, ou nos faz ficar na zona de conforto sem arriscar a levar nãos.

Por causa desses medos, ficamos preocupados com o medo de perder nosso dinheiro, nosso tempo ou, ainda, nossos investimentos emocional em um relacionamento. Tornamo-nos hipersensíveis as opiniões e criticas dos outros. Nossos medos tendem a nos paralisar, impedindo que tornemos medidas construtivas na direção de nossos sonhos e metas. 

O Medo pode ser causado pela ignorância. Quando  dispomos de informações limitadas, podemos nos sentir tensos e inseguros quanto ao resultado de nossas ações. A ignorância leva-nos a temer a mudança, o desconhecido, e a evitar tudo que é novo ou diferente.

Outro fator causador de medo é a doença ou o cansaço. Quando estamos cansados, indispostos ou, ainda, fisicamente despreparados, ficamos mais predispostos ao medo e á Dúvida do que quando nos sentimos saudáveis felizes e cheio de energia.

Eis um ponto importante: todas as pessoas têm medo de alguma coisa. È normal e perfeitamente natural preocupar-se com sua sobrevivencia física, emocional e financeira. A pessoa corajosa não é aquela que não sente medo. Twain: "a coragem é a resistência e o controle do medo- e não a ausência dele". Se você deseja conquistar algo, confronte o medo, e conquiste tudo aquilo que você quiser com o apoio de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...