sábado, 31 de agosto de 2013

COMO RESISTIR A TENTAÇÃO DE GASTAR

Eu me sirvo de duas fontes de motivação para manter meu orçamento na linha e lembra-me de pensar duas vezes antes de comprar por impulso. A primeira delas é incluir em minha planilha pessoal de orçamento domestico dois indicadores apaixonantes: Quanto recebo de juros de meus investimentos e quanto falta para conquistar a minha independência financeira, ou seja, viver dos meus investimentos sem preocupação financeira (a independência financeira é o meu objetivo, mas o seu objetivo pode ser outro, tipo, comprar uma casa ou um carro, nesse caso, você tem que se sentir motivado a conquistar esse objetivo.)

Pode parecer pouco para quem nunca acompanhou esses indicadores, mas saber que cada dia se fica mais rico e a independência financeira está cada vez mais próxima traz uma sensação de bem-estar impagável. Esses dois indicadores são motivos suficiente para que eu continue fiel a meus objetivos.

Meu conselho é que você foque nos seus objetivos, pense em coisas que serão importantes para você no futuro. Não a necessidade de fazer gastos excessivos, e sim de poupar ou investir para aproveitar o fruto do seu esforço.

Na pagina de economia do uol tem 4 dicas para conquistar independência financeira: (link da pagina do uol:http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2013/07/04/4-caminhos-para-atingir-a-independencia-financeira.htm): as dicas são:


1. Aumente sua renda
Sendo mais competitivo no trabalho, você pode conseguir um aumento. Para Jennifer (colunista do site Market Watch), você pode conseguir isso melhorando seus conhecimentos e habilidades através de cursos ou conseguindo novos certificados. Se, mesmo assim, você não conseguir com o seu chefe esse aumento, seu currículo o colocará em melhor posição para tentar um novo emprego.

2. Pense estrategicamente
Como provedor de uma casa você é o CEO (diretor executivo), da sua própria corporação, sendo assim é necessário ter planejamento inteligente e estragético. A colunista recomenda que você pense onde quer estar daqui a três, cinco e dez anos. Essas expectativas são realistas? As decisões financeiras devem ser tomadas não pensando no quadro atual, mas sim olhando para o futuro. Dívidas também não devem ser assumidas a não ser que realmente exista certeza na possibilidade de pagá-las.

3. Faça bons contatos
Para a colunista, a rede de amizades diz muito sobre os valores da pessoa e quem ela é. Amigos não são apenas para saber como se divertir no fim de semana mas sim para dividir ideias e assim crescer financeiramente. Segundo Jennifer (colunista do site Market Watch), sua rede de contatos tem que te apoiar onde você quer chegar financeiramente.

4. Invista desde sempre
O educador financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, Mauro Calil, aponta que qualquer pessoa pode conseguir a independência financeira, desde que estabeleça uma meta e tenha disciplina para poupar e investir. "Você tem que procurar organizar as suas finanças, eliminar gastos desnecessários e estabelecer um objetivo", pontua.

Também é importante começar a investir o quanto antes. Desta forma, o valor das aplicações mensais pode ser menor e pesar menos no orçamento da família. "O tempo é o senhor das finanças e quanto mais cedo você começar a aplicar as suas economias, menor o seu esforço para atingir um objetivo como este", diz. Por outro lado, ele lembra que também nunca é tarde para começar. "Se você não conseguiu investir desde cedo, deve começar o quanto antes, independentemente da sua idade", diz Calil (educador financeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...