sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Três Chaves para o Sucesso John Maxwell – Palestra 2/2008

Contexto: John palestrou na Câmara Americana de Comércio (28/2/2008) para empresários em sua visita ao Brasil para lançamento do projeto Lidere: um milhão de líderes capacitados dentro de 3 anos (eles já atingiram esse alvo, assim que estão passando para outro alvo – 2 milhões).  O projeto está caminhando em 52 países. 

Sucesso – eu (David, que participei da palestra) joguei uma definição minha de forma espontânea na hora: viver de forma plena e profunda na presença de Deus, no poder dele, cumprindo os propósitos de meu Pai e Criador.  (Já que John estava palestrando para líderes seculares ele basicamente não falou de Deus, a Bíblia ou referências religiosas e espirituais).
As três chaves para o sucesso são:
  1. Viver com propósito
  2. Crescer continuamente para alcançar seu potencial
  3. Semear para beneficiar a outros
1. Viver com propósito: saber por que você está aqui e o que está fazendo (ou deveria estar fazendo).  Existem dois caminhos para encontrar seu propósito na vida.

A. O caminho na paixão (que é 80% eficaz).  Faça o que ama fazer; ame o que faça.  Paixão o enche de energia... Transforma-lhe numa pessoa de alta energia.  Muitas pessoas vivem com falta de energia. Estão mortas.  Apenas não tornaram ainda oficial.  Grande pergunta: o que eu amo?  O que eu adoro fazer?  Você nunca encontrará uma pessoa de êxito que odeia seu trabalho.

B. O caminho de seus pontos fortes (que é 100% eficaz).  O que é seu talento?  O que você faz bem?  Pare de focalizar suas fraquezas.  Por quê?  Por que você é fraco exatamente nessas áreas.  Focalize seus pontos fortes.  Se você quer investir fundo numa área de sua vida, possivelmente poderá aumentar sua habilidade por dois pontos numa escala de zero a dez pontos.  Isso quer dizer que sua fraqueza pode passar de 4 para 6.  Vai melhorar e se tiver sorte, possivelmente chega a ser medíocre ou na média nessa área.  Isso não motiva ninguém!  Ninguém está à procura de pessoas com qualidades medíocres ou médias.  Nunca.  Ninguém paga alguém para estar na média.  Trabalhando nos seus pontos fortes pode ser que mude para acima da média, ou bem acima da média, chegando a excelente (nota 9).  As pessoas por todos os lados estão à procura de pessoas com qualidades notas nove.

Se conseguir combinar as duas coisas: faça o que ama fazer; faça-o com excelência – pontos fortes – sua liderança irá alcançar altíssimos níveis de sucesso.

(Comentários do David: Os dois pontos do John são bem parecidos a dois dos 3 pontos do Jim Collins em Empresas Feitas para Vencer, p. 141 quando ele comenta os três círculos do conceito do porco-espinho – aquilo que diferencia você do resto das pessoas: 1) A atividade que o apaixona profundamente; 2) A atividade na qual você pode ser o melhor no mundo; e, 3) O que move o seu motor econômico (ou, parafraseando, o que lhe traz os resultados que você espera/deseja).

2. Crescer continuamente para alcançar seu potencial.  Sucesso ou ser bem sucedido é sempre crescer, aprender, se desenvolver. 

As pessoas perguntam se líderes nascem.  Claro que todo líder nasce.  (rsrs)  John acredita que todos podem crescer para exercer liderança (influência).  Mas você precisa ser intencional – tornar-se líder não acontece automaticamente.  O segredo de seu sucesso é determinado por sua agenda diária.  O que você faz diariamente estará lhe construindo ou minando – diariamente.  Se John observasse você num dia normal das 08:00 da manhã até as 18h00min, ele poderia dizer com 70% chance de acertar, se você tem potencial como líder.  Ele olharia sua forma de se relacionar, suas prioridades e suas atitudes (suas emoções e como elas se traduzem em ações), e descobriria que se está vivendo todo o seu potencial para o sucesso ou não.

Pessoas bem sucedidas, ou com sucesso, fazem decisões importantíssimas cedo na vida e depois administram ou as gerenciam através dos anos.  A importância de fazer decisões é enfatizada demais enquanto que a importância de gerenciar o seguimento às decisões é menosprezada.  Dá para perceber isso rapidamente vendo as boas decisões que fazemos na véspera do ano novo.  E a falta de administrá-las bem nas semanas e meses seguintes...  que acaba com as boas decisões que fizemos.

3. Semear para beneficiar a outros.  Acrescente valor aos outros.  Mude do sucesso ao significado através de mudar o foco do “eu” para os outros.  Levante os outros a um nível inteiramente novo.  Liderança é influência.  Você influencia as pessoas na medida em que acrescenta valor a elas.  Como que se faz isso?

A. Valorizando as pessoas.  Se não fizer isso, você acaba desvalorizando-as.

B. Conhecendo e se conectando ao que elas valorizam.  O que seus seguidores valorizam?  Você conhece suas personalidades, sonhos, alegrias e frustrações? Conhece suas histórias?

Quatro Habilidades a serem desenvolvidas por pessoas que querem tornar-se PABS - Pessoas Altamente Bem-Sucedidas
John já escreveu uns 50 livros.  Todos têm a ver de alguma forma com estas quatro áreas: relacionamentos, equipe e o desenvolvimento de outras pessoas, atitude (vida interior que se demonstra no exterior) e liderança.

1. Relacionamentos.  Isto se reduz em gostar das pessoas e elas gostarem de você.  Isso é essencial para seu sucesso.  As pessoas gostam de você?  Pessoas altamente bem-sucedidas (PABS) se dão bem com outras pessoas.  John tem um livro sobre 26 princípios de relacionamentos que ele recomenda.  Um dos princípios é não reagir de forma exagerada.  Não use um martelo para matar a mosca na testa de alguém.  Deu a ilustração que depois de alguns anos de casamento, sua esposa lhe falou: “John, você está ganhando todos os argumentos, mas está perdendo meu amor”.

2. Desenvolver pessoas e equipes.  PABS capacitam e desenvolvem outras pessoas para lhe ajudarem.  Tem a habilidade de construir equipes.  Elas sabem que isto é a única forma para multiplicar seu sucesso, impacto, recursos e resultados.  Investe-se profundamente em outras pessoas.  O trabalho em equipe faz os sonhos se tornarem uma realidade.  Na década de 80 o foco da literatura para empresários era sobre administração – com a pressuposição que as coisas não mudam muito; na década de 90 foi sobre liderança – com a pressuposição que as coisas mudam muito. De 2000 para frente o foco é em liderança de equipes.

A decisão mais importante que John fez na área profissional ou ministerial foi quando tinha 40 anos.  Decidiu se dedicar em desenvolver uma equipe, desenvolver outras pessoas.  Após esclarecer seu sonho, dê uma olhada às pessoas que você tem ao seu redor.  Essas pessoas vão determinar o nível de seu sucesso.  Ajudarão a voar ou lhe irão amarrar como pesos no seu pescoço.

Duas perguntas:
A. O que você está fazendo para crescer?  Em quais formas você está investindo em você mesmo?  Aposte em si mesmo.  Invista! 

B. O que está fazendo para desenvolver outras pessoas?  Ele recomenda o livro dele As 17 Incontestáveis Leis do Trabalho em Equipe.
Estas duas perguntas são as chaves para o sucesso.  Como extensão delas, invista em seus filhos... e netos!  Paguem para eles lerem livros que você escolha.  Converse sobre esses livros com eles.  Ele recomenda dois de seus livros para lermos com nossos filhos adolescentes ou jovens: Talento não é Tudo, e, Fazendo uma Diferença.

3. Atitude (as emoções e vida do coração que se expressa em ações).  PABS tem uma atitude ou perspectiva tremenda de vitorioso, de superar falhas, resistência e problemas.

4. Liderança.  PABS aprenderam como liderar outras pessoas.  Isto é a paixão do John como expressado em seu livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança. 

A primeira e principal dessas leis é a da tampa.  Sua habilidade de liderar determinará seu sucesso.  Seu negócio, ministério ou trabalho nunca será maior do que sua habilidade de liderar.  Se você é um cinco (numa escala de 0 a 10 na habilidade de liderar), seus seguidores pararão no nível quatro.  Tudo sobe e desce segundo sua habilidade de liderança.
Na medida em que você cresce, sua organização cresce.  Como que você faz sua organização crescer?  Cresça você mesmo!  Três grandes recursos (livros do John) que ajudariam nisso:

A. O Líder 360º (Como desenvolver seu poder de influência a partir de qualquer ponto da estrutura corporativa), Thomas Nelson.  (Eu tenho esse livro e é muito bom).  Foi nomeado como o melhor livro de negócios do ano 2006 nos EUA.

B. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, Mundo Cristão. 

C. O Livro de Ouro da Liderança, Thomas Nelson, 2008.  Acabou de sair.  É o resumo das 26 maiores lições sobre liderança que ele aprendeu através de sua vida toda, escrito após completar 60 anos.  (Dei uma olhada ao índice e é muito bom. Possivelmente resuma muitos dos princípios de seus outros livros.  Penso que se puder comprar apenas um livro dele, possivelmente este seria o mais interessante.)

John recomenda que cada um escolha cinco pessoas com o maior potencial de liderança em sua organização para investir nelas.  Uma vez a cada três meses, faça algo especial para eles ou com eles.  Compre um livro para lerem juntos; invista.  Dê recursos ou ferramentas para eles.  Faça encontros especiais com eles. 

Todos devemos ter o perfil do líder que queremos em nossa mente, como também de forma escrita e objetiva.  Dá para trabalhar encima desse perfil com os líderes chaves ao nosso redor. Três das qualidades mais importantes da lista que ele destaca são:

A. Influência – tem seguidores.  Pergunte regularmente em sua organização: quem está influenciando quem?  Quem é a maior influência nas vidas de Fulano, Beltrano e Cicrano ou no grupo ou equipe como um todo.

B. Rendimento – produz resultados.  Eles cumprem com o que é esperado e vão além!

C. Integridade – caráter.  Esta pessoa é confiável?  Dá para depender dela?  Fala a verdade?  Caráter é a chave para não abusar do poder de liderança.
John encerrou dizendo que nenhum outro país no mundo tem mais potencial do que o Brasil.  Ele diz que o Brasil é um gigante adormecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...