domingo, 6 de outubro de 2013

ESPERANDO O FRACASSO

Certa vez Jan Christian Smuts, primeiro ministro da Africa do Sul, disse: "Um homem não é derrotado por seus inimigos, mas por si mesmo". A maioria das pessoas não precisa aprender mais sobre como vencer seus rivais. Elas precisam aprender a sair do seu próprio caminho. Mais cedo ou mais tarde, teremos o que esperamos. Na maioria das vezes, as pessoas que continuam a fracassar são aquelas que esperam. São como os pessimistas cuja lápide diz: "Esperei por isso".

As pessoas não podem agir de um modo inconsistente com a maneira como se vêem. Todos fracassam. Mas as pessoas que se vêem como fracassos. sempre fracassam esperam fracassar e normalmente Há uma grande diferença entre fracassar e ser um fracasso.

Aqueles que voam sempre saem, primeiro, da borda quiser aproveitar uma oportunidade, você deve correr um risco. Se quiser crescer, você deve cometer erros. Se quiser atingir seu potencial, você terá de se arriscar. Do contrário, estará entregue a uma vida de mediocridade. As pessoas que não cometem . Se erros acabam por trabalhar para aqueles que os cometem. E, no final, elas muitas vezes acabam por se arrepender da vida segura que levaram.

como tirar proveito do fracasso

Se você não puder evitar o fracasso, mas também não tiver de se entregar a ele e deixá-lo dar cor ao seu pensamento, o que você fará com ele? A resposta é: tirar proveito dele. Quando você tem a atitude certa, pode de fato usar o fracasso a seu favor e tirar proveito dele. Veja como:

1- MUDE SUA ATITUDE: O personagem de desenho animado Homer Simpson resumiu a atitude de milhões de pessoas quando disse: "Crianças, vocês fizeram o possível e fracassaram terrivelmente. A lição é: nunca tentem". Homer é o exemplo clássico de quem não atinge seu potencial. Em outro episódio, ele afirmou: "Tentar é o passo para o fracasso". Homer primeiro nunca tenta e, como muitas pessoas na vida real, ficará onde está para sempre.

As pessoas que têm sucesso desenvolvem uma atitude de tenacidade. Elas se recusam a desistir e estão decididas a não deixar que o fracasso as vença. Se quiser realizar seus sonhos, atingir suas metas e aproveitar a vida ao máximo, esse é o tipo de atitude que você precisa cultivar.

2- MUDE SEU VOCABULÁRIO: O fracasso não é fracasso se você fizer melhor da próxima vez. Em Leaders on Leadership [Líderes na liderança] , Warren Bennis entrevistou 70 das pessoas que têm o melhor desempenho do país em inúmeras áreas. Nenhuma delas usou a palavra fracasso para descrever seus erros. Pelo contrário, elas se referiram a adquirir experiências, lições válidas, contornos ou oportunidades de crescimento. Talvez, para você, isso seja uma pequena diferença, mas essa pequena diferença pode fazer uma grande diferença. Seu modo de pensar determina seu modo de agir.

3- DÊ POUCA ATENÇÃO ÁS CONDIÇÕES: Você pode achar que, na vida, as condições são desfavoráveis para você. E daí? Toda pessoa que já fez algo importante teve de vencer, por vezes, condições adversas. O problema para a maioria das pessoas não são as condições. O problema é que elas s e subestimam demais. R. H. Headlee observou: "A maioria das pessoas pensa pequeno demais, tem ambições pequenas demais e desiste rápido demais".

4- DEIXE QUE O FRACASSO LHE APONTE O SUCESSO: Oliver Goldsmith nasceu na Irlanda na década de 1700 e era filho de um pobre pregador. Enquanto crescia, não foi um excelente aluno. Na verdade, seu professor apelidou-o de "cabeça-dura". Conseguiu se formar na faculdade, mas terminou como ultimo de sua turma. Ele não sabia ao certo o que queria fazer. A princípio, tentou se tornar um pregador, mas a carreira não lhe favoreceu e ele nunca foi reconhecido como tal. Depois tentou Direito, mas fracassou. Então decidiu fazer Medicina, mas era um médico diferente e não tinha paixão por sua profissão. Era capaz de ocupar vários cargos apenas temporariamente. Goldsmith vivia na pobreza, ficava freqüentemente doente e uma vez teve até de penhorar suas roupas para comprar comida.

Parecia que ele nunca encontraria seu caminho. Mas ele descobriu um interesse e uma aptidão para escrever e traduzir. De inicio, trabalhou como revisor e escritor da Fleet Street. Mas depois começou a escrever obras que eram de seu próprio interesse. Ele garantiu sua reputação como romancista com "o Vigário de Wakejield" como poeta com "The Deserted Village" [A vila deserta] e como dramaturgo com She Stoops to Conquer [Ela se dobra para vencer].

5- AGARRE-SE AO SEU SENSO DE HUMOR: Uma das melhores coisas que você pode fazer para si mesmo quando fracassar é aprender a rir. Gosto do comentário feito por um humorista que disse que falava em nome de uma organização em que eles sempre avaliavam o palestrante da reunião anterior em seu programa usando sininhos. Os palestrantes que eram aplaudidos em pé tinham quatro sinos ao lado de seu nome. Aqueles que estavam acima da média tinham três. Os palestrantes que estavam na média recebiam dois sinos e os que não se saíam bem recebiam um. O humorista disse que, vários meses atrás, havia falado com eles, mas saiu de lá sem nenhum sininho.

6- APRENDA COM SEUS ERROS:  O dono de restaurantes e famoso chef, Wolfgang Puck, disse "Aprendi mais com o restaurante que não dava certo do que com todos os restaurantes que foram um sucesso". Não é assim que as coisas normalmente são? Sei que aprendi mais com meus fracassos do que com meus acertos — nos momentos em que tive a atitude certa com relação a eles. Quando não tentei dar desculpas ou pôr a culpa nos outros, sempre aprendi. Essa é a razão por que gosto desta citação de Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico, Pai Pobre. Ele diz: "As vezes você vence e, em outras, aprende". Essa é a marca de uma grande atitude! Você não perde — você aprende.

7- NÃO PERCA SUA PERSPECTIVA:  o fracasso é como o sucesso - é um processo diário, não um lugar aonde você chega em um dia. O fracasso não é um evento do passado. E como você lida com a vida ao longo do caminho. E verdade que você cometerá erros, mas não pode concluir que é um fracasso até dar seu último fôlego de vida. Até lá, você ainda está no processo e ainda há tempo para mudar o jogo.

8- NÃO SE FAMILIARIZE COM O FRACASSO: Certa vez, ouvi alguém dizer que vencer é chegar em quarto lugar, exausto, mas emocionado porque chegou em quinto da última vez. Essa é a maneira certa de pensar no fracasso. Se você deixa que seus erros acabem com você e pára de tentar, é porque você foi morar na casa do fracasso. Esse é um lugar onde ninguém deveria morar.

9- FAÇA DO FRACASSO UM MEDIDOR DO SUCESSO: As pessoas de sucesso entendem o papel que o fracasso desempenha na realização. Isso se aplica a qualquer esforço na vida. O inventor Thomas Edison disse: "Não me desencorajo, porque cada tentativa errada descartada é outro passo adiante".  E a ginasta, medalhista de ouro, Mary Lou Retton afirmou: "Atingir aquele objetivo é uma sensação boa, mas, para chegar lá, é preciso também passar pelos fracassos. Você tem que se levantar e continuar". Sejam milhares de experiências que não dão certo ou milhares de quedas da barra usada por uma ginasta, os marcos na es trada do sucesso são sempre fracassos. Quanto mais longe você for, mais fracassos experimentará.

10- NUNCA DESISTA: Fracasso não significa que você nunca terá sucesso. Simplesmente significa que o sucesso demorará mais a vir. Pode parecer irônico, mas se você teve muitos fracassos, está realmente em uma posição melhor para alcançar o sucesso do que as pessoas que não os tiveram. Quando você fracassa, e fracassa, e fracassa novamente - e continua a se pôr em pé e a aprender com seus fracassos -, você está criando força, tenacidade, experiência e sabedoria. E as pessoas que desenvolvem tais qualidades são capazes de sustentar o próprio sucesso, ao contrário de muitas para as quais as coisas vêm cedo e facilmente. Por isso, se você fracassou muito, comemore. Contanto que não desista, você está em uma posição realmente boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...