sábado, 26 de outubro de 2013

SEUS RELACIONAMENTOS SÓ PODEM SER TÃO SAUDÁVEIS QUANTO VOCÊ

Se deseja se relacionar bem com os outros, você precisa ser uma  pessoa de bem com a vida. Ou, no mínimo, estar no caminho que leva à realização e à felicidade. Não dá para negar isso. William James, o primeiro psicólogo americano, disse: "O inferno  que deveremos suportar na outra vida, do qual nos fala a teologia, não é pior do que o inferno que criamos para nós mesmos neste mundo ao moldarmos nossa personalidade da maneira errada". Se não construirmos uma personalidade saudável, com certeza enfrentaremos problemas com os outros. 

Os psicólogos costumavam pensar que era essencial se concentrar nas emoções negativas - e então eliminá-las. Sabemos hoje que existe um jeito melhor de buscar a felicidade. Uma nova geração de pesquisas mudou o foco da psicologia, deslocando-o do sofrimento para a compreensão do bem-estar. 

Estudos modernos revelam que não basta estar livre de depressão, estresse ou ansiedade. Não - você não pode ser feliz a menos que seja saudável. E ser saudável não significa simplesmente não estar doente. A saúde emocional é mais do que a ausência de disfunções emocionais. Ela é fundamental para que você possa se relacionar bem com as pessoas. 

Um dos mais antigos conceitos psicológicos do mundo é que você não pode dar o que não tem. Você só vai conseguir levar uma pessoa até onde você mesmo tenha ido." Por quê? Porque você não pode dar o que não tem. Não pode ter prazer com os outros enquanto não tiver prazer consigo mesmo. 

Harry Firestone disse: "Você obtém o melhor dos outros quando dá o melhor de si." É verdade. Porém, se o seu melhor não for melhor do que o que os "outros" possuem, você jamais irá levá-los além de onde estão. 

QUERO FAZER ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

1- RECONHEÇA SEU VALOR: Muitas vezes na vida nós caímos por causa de decisões que tomamos ou somos derrubados, esmagados e pisoteados por circunstâncias que fogem ao nosso controle. Podemos nos sentir diminuídos e até mesmo desprezíveis aos nossos próprios olhos e aos dos outros. Porém, não importa o que aconteceu ou o que vai acontecer, jamais perdemos nosso valor como seres humanos.

2- ACEITE SEU VALOR: Você já deve ter ouvido inúmeras vezes as pessoas comentarem: "Ih, fulano é todo enrolado." O que elas querem dizer com isso? Que fulano não é emocionalmente saudável. Ele vive preocupado e não consegue encontrar saída para seus problemas. Está desconfortável consigo mesmo. Não existe um ser humano na face da Terra que não tenha inseguranças e problemas em relação a si mesmo que gostaria de mudar. Mas nem tudo pode ser mudado. Certas coisas em nós são assim. Talvez você não tenha nascido com a aparência que gostaria de ter. Seus genes lhe deram determinadas características que você precisa aceitar - se não fizer isso, estará rejeitando seu valor pessoal e passará a vida tentando compensar suas inseguranças. E viverá obcecado com o fato de não ter conseguido algo melhor. 

3- AUMENTE SEU VALOR: Talvez você já reconheça e aceite o seu valor. Talvez saiba no fundo da sua alma que é amado por Deus e que seu valor é inestimável. Parabéns! O próximo passo é aumentar seu valor resolvendo a maior quantidade de problemas pessoais que conseguir. Em outras palavras, é necessário maximizar quem você é, superando ou corrigindo o que estiver ao seu alcance.

Talvez você precise lutar contra um temperamento explosivo, por exemplo. Talvez tenha dificuldade de impor limites ou assumir responsabilidades. Talvez cultive alguns maus hábitos ou deva repensar sua atitude. Todos enfrentamos obstáculos que podemos superar. Quarenta e cinco por cento dos americanos dizem que mudariam um mau hábito se pudessem. A verdade é que eles podem. Cada um de nós pode melhorar quando quiser.

4- ACREDITE NO SEU VALOR: Quando tiver reconhecido, aceitado e aumentado seu valor, você finalmente passará a acreditar nele. Mas precisa fazer isso com toda a convicção. O maior patrimônio que você possui é a pessoa que você é. E assim que reconhecer, aceitar e aumentar esse valioso bem, assim que acreditar nele, as maneiras de valorizar as pessoas contidas neste livro poderão se tornar parte da sua personalidade. E, se agir de coração, tudo funcionará como mágica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação neste blog, que Deus abençoe você e toda sua família. Amem...